Tecnologia|| Abreu e Lima acende um novo tempo na iluminação pública - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tecnologia|| Abreu e Lima acende um novo tempo na iluminação pública


A cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, será a primeira do Brasil a implantar um sistema de iluminação pública com leds, lâmpadas mais econômicas do que as de vapor de sódio e mercúrio, aliado à tecnologia de ponta para geração de energia eólica e solar. Dentro de seis meses, a paisagem das Avenidas Brasil e Duque de Caxias, as principais do município será outra. Estarão instalados mini-torres eólicas de oito metros de altura  que irão produzir até 1kVA de energia, o suficiente para iluminar cerca de 33 lâmpadas.
Batizado de Nova Luz, o sistema foi desenvolvido pelo Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), em conjunto com o Centro de Tecnologia Climática Avançada (CTCA) e já foi experimentado em praças e escolas nas cidades de Maracanaú, Eusébio e Aquirá, no Ceará, além de Lajedo, em Pernambuco, no Centro Municipal de Esportes. Mas, pela primeira vez no país, será implantado em todo um município, garante o presidente do Conselho.
Para o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PMDB-PE), que vinha buscando alternativas para reduzir despesas e otimizar a iluminação pública, o Nova Luz traz ainda a vantagem de ser uma opção à energia fornecida pela Celpe, a Companhia Energética de Pernambuco que está apoiando a iniciativa. “Vamos economizar na conta mensal com a geração própria e ainda desafogar o fornecimento da rede nos horários de pico, o que é incentivado pela Eletrobras e a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel”, explica. Abreu e Lima abre este processo e poderá tornar-se um modelo não só por ser pioneira mas por seu perfil, onde a maior parte dos seus 100 mil habitantes mora na área urbana, em bairros muito próximos, criando uma densidade populacional que facilita o desenvolvimento do projeto.
O lançamento do programa Nova Luz será às 14h30 no salão Gilberto Freyre, do Hotel Atlante Plaza para autoridades políticas, gestores e empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner