PMAL e Governo do Estado promovem palestra sobre Tuberculose, hoje - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quinta-feira, 29 de março de 2012

PMAL e Governo do Estado promovem palestra sobre Tuberculose, hoje


Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Abreu e Lima vai promover palestras nesta quinta, dia 29, em duas escolas municipais da cidade, sobre Tuberculose. As palestras fazem parte de outras ações da Secretaria Estadual de Saúde durante toda a semana no Estado. Por ano, mais de 4,1 mil pessoas são acometidas pela tuberculose em Pernambuco. Pouco mais da metade dos casos são confirmados nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, segunda dados da SES.
As palestras em Abreu e Lima vão acontecer hoje, às 19h30, no auditório da Escola Municipal Professor Francisco Barros, e às 20h30, na Escola Municipal de Caetés I. Segundo o diretor de Vigilância à Saúde, Clodoaldo Borba, Abreu e Lima é um das cidades referencia no Estado no combate a doença. As palestras serão dadas por equipes de profissionais da saúde do estado e do município, sendo a coordenadora do Programa de Tuberculose, Micheline Cardoso. Além das palestras, uma turma de arte-educadores vai fazer uma apresentação, mostrando como evitar e tratar a doença.
 “A população ainda é desinformada sobre os sintomas da tuberculose, por isso a detecção não ocorre. Precisamos disseminar essas informações, pois, quanto mais rápido o caso for diagnosticado, mais rápido ocorre o tratamento e a cura, evitando o agravamento da doença”, afirmou a coordenadora do Programa de Tuberculose da SES, Laíze Brilhante. Segundo Laíze, o principal sinal de alerta da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas consecutivas. Caso isso ocorra, o indicado é o indivíduo procurar imediatamente um posto de saúde para fazer o baciloscopia, ou exame de escarro.
Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância à Saúde de Abreu e Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner