Representantes do IFPE visitam cidade

Representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) iniciaram suas visitas aos municípios que serão contemplados com campus da instituição. Ontem a tarde, políticos e sociedade civil do município de Abreu e Lima, ficaram sabendo um pouco mais de como funciona o Instituto e dos benefícios que o centro de educação traz às cidades onde estão instalados.

“Temos um campus em Ipojuca, que possui um dos melhores laboratórios do Estado, e que vem colocando no mercado mão de obra qualificada para àquela área que está em grande desenvolvimento. O mesmo pode acontecer aqui com a chegada de grandes empresas no Litoral Norte”, explicou o reitor em exercício, Ênio Camilo de Lima. Segundo ele, o IFPE está só esperando a formalização da doação do terreno para que as obras iniciem. “Todos os sete municípios que serão contemplados estão resolvendo pendências documentais para darmos início ao processo”, disse.

De acordo com o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a área, que precisa ter no mínimo 20 mil metros quadrados, já foi escolhida. “Estamos correndo com toda a documentação para sermos o primeiro a iniciar as obras”. Além de Abreu Lima, os municípios de Olinda, Paulista, Jaboatão, Igarassu, Cabo e Palmares terão um Instituto Federal. Em relação aos cursos, esses serão escolhidos após audiência com a sociedade e também depois de uma pesquisa sobre as necessidades de mão obra para o desenvolvimento da região. Hoje, o Instituto Federal possui unidades em nove cidades. Cerca de 14 mil alunos são atendidos e para manter tudo isso é necessário um orçamento de R$ 200 milhões.  

Vestibular 
Serão abertas, a partir do dia 17, as inscrições do vestibular para os cursos na modalidade a distância (EaD). Serão oferecidas 571 vagas para os cursos superiores e 600 para os técnicos. Os cursos superiores ofertados são as licenciaturas em Matemática e Geografia, além de Gestão Ambiental. Para a licenciatura em Matemática metade de suas vagas é destinada para professores da rede pública que comprovem vínculo com escolas do município do polo que oferta o curso. Para os que querem curso técnico serão oferecidos Informática para Internet, Manutenção Automotiva e Manutenção e Suporte. A solicitação de isenção de taxa poderá ser realizada nos dias 10 e 11, nos respectivos polos onde o candidato concorre à vaga. Mais informações nos site www.ifpe.edu.br


Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/675876-representantes-do-ifpe-visitam-cidade