Mais nove escolas técnicas no Estado - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais nove escolas técnicas no Estado

Pernambuco terá até 2014 - ano da Copa do Mundo - mais nove campi espalhados pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e também no Interior do Estado, além de um novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que será construído no Cabo de Santo Agostinho. O anúncio foi feito ontem, em Brasília, durante uma reunião da presidenta da República, Dilma Rousseff com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, juntamente com alguns governadores, entre eles, Eduardo Campos e vários prefeitos. Sete das nove unidades educacionais que serão construídas no Estado farão parte do complexo educacional e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os outros dois centros tecnológicos serão vinculados ao Instituto Federal do Sertão pernambucano, em Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Os outros municípios pernambucanos contemplados pelo programa serão: Abreu e Lima, Igarassu, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares e Paulista. O governador Eduardo Campos foi escolhido pela presidenta Dilma para discursar em nome dos governadores presentes à cerimônia. Campos enfatizou a importância em se investir em educação no País, especialmente no ensino profissionalizante. Ele apontou que até o ano de 2014 Pernambuco contará com 60 escolas técnicas estaduais.

A outra novidade foi o anúncio de um novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Cabo. Lá, serão oferecidos os cursos de engenharia e Licenciatura em Física, Química e Matemática. Cada curso superior irá oferecer em média 80 vagas. As obras anunciadas pelo Governo Federal fazem parte do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). “Hoje (ontem) vi com muita alegria a presidente Dilma autorizar o concurso para que se instale, no Cabo de Santo Agostinho, um centro formador da nossa juventude e que ajude o desenvolvimento do nosso estado”, discursou Eduardo.

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil, também presente ao encontro, disse que já foi marcada uma reunião amanhã com os respectivos prefeitos das cidades onde serão instalados os sete campi. Foram convidados também o secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, e o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão. Nessa reunião, serão definidas algumas diretrizes para instalação das unidades em Pernambuco. “Con­videi os prefeitos para dar início aos trabalhos. Iremos realizar audiências públicas nos municípios envolvidos para definir os cursos que serão o­fe­re­cidos de acordo com a característica e o potencial de ca­­da município”, adiantou a reito­ra.

Segundo Cláudia, a chegada de novos centros tecnológicos irá trazer mais desenvolvimento para o Estado e também valorizar a carreira técnica. “Queremos que desde o início dos trabalhos possa haver uma parceria efetiva, solidária e comprometida com as prefeituras”.

NÚMEROS
Atualmente, o Estado de Pernambuco possui 13 escolas técnicas estaduais em funcionamento e mais 11 em construção. A ideia é aumentar para 60 o número de centros técnicos estaduais até o final de 2014. Em todo o País, o Ministério da Educação está investindo aproximadamente R$ 1,1 bilhão para construção de 314 novas instituições com cerca de 400 mil vagas. 



Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/658294-mais-nove-escolas-tecnicas-no-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner